Conceito 1:
O que é Educação a Distância – EAD
Segundo o (Decreto 2.494, de 10.02.1998)
”Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação”.
Definição de dois estudiosos da educação à distância:
Lhamas (1986)
"Educação a Distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação de tecnologia à aprendizagem, sem limitação do lugar, tempo, ocupação ou idade dos alunos. Implica em novos papeis para os alunos e para os professores, novas atitudes e novos enfoques metodológicos".
O. Peters (1973)
"Educação/ensino a distância (Fernunterricht) é um método racional de partilhar conhecimento, habilidades e atitudes, através da aplicação da divisão do trabalho e de princípios organizacionais, tanto quanto pelo uso extensivo de meios de comunicação, especialmente para o propósito de reproduzir materiais técnicos de alta qualidade, os quais tornam possível instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo, enquanto esses materiais durarem. É uma forma industrializada de ensinar e aprender".
Referência:
O que é Educação a Distância – EAD; Disponível em: <http://ucel.eln.gov.br/portal/oqueEad.php/ > Acesso em 20 out. 2010
Conceito 2:
Educação a distância
Educação a distância (EaD, também chamada de teleducação), por vezes designada erradamente por ensino à distância,é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, assim como, permite também que faça seu auto estudo em tempo distinto. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz.A interligação (conexão) entre professor e aluno se dá por meio de tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet, em especial as hipermídias, mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax, o celular, o iPod, o notebook, entre outras tecnologias semelhantes.Na expressão ensino a distância a ênfase é dada ao papel do professor (como alguém que ensina a distância). O termo educação é preferido por ser mais abrangente, embora nenhuma das expressões, segundo o professor, seja plenamente completa.
Referência:
Educação a distância; Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Educação_a_distância/>
Acesso em: 20 out. 2010
Conceito 3:
EAD é um processo educativo muito utilizado na atualidade em que a aprendizagem é realizada com a separação física – geográfica e/ou temporal – entre participante (aluno) e professor (Tutores). É um processo que exige muita força de vontade de aprender, pois o sucesso do curso depende muito do aluno para ser ter um bom aproveitamento, depende também dos meios de comunicação, pois e uma aprendizagem mediante a utilização de um conjunto de recursos tecnológicos que ultrapassa a comunicação oral.
Referência:
SANTOS, M. Josenira Silva. Disponível em: < http://joseniraufrr.blogspot.com/> Acesso em: 23 out. 2010.