Foto: do Jogo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO-CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA
ACADÊMICA: MARIA JOSENIRA SILVA DOS SANTOS
PLANO DE AULA
DISCIPLINA | Série | Turma(s) | Ano Letivo |
Geografia | 6º ANO | AM | 2010 |
TURNO | DATA | CRONOGRAMA | PROFESSORA |
Matutino | 20/09/2010 | 5 aulas | Maria Josenira |
TEMA DA AULA |
“Um Giro pelo Sistema Solar” |
OBJETIVOS | CONTEÚDO |
v Entender conceitos básicos de Astronomia, como: Rotação e Translação; v Identificar todos os planetas do Sistema Solar e o satélite da terra (lua). v Desenvolver pelo lado lúdico, diversas habilidades, como por exemplo: v O senso critico reflexivo; A interatividade e a cooperação, utilizando os conhecimentos adquiridos anteriormente. | · Sistema Solar |
METODOLOGIA | |
v 1ª momento - Começar a aula fazendo uma sondagem dos conhecimentos prévios do aluno, sobre o assunto. v 2ª momento - Apresentar slides, mostrando os diferentes astros, asteróides, meteoritos, cometas e planetas, do sistema solar e fazendo perguntas e comentários com base nas respostas dos alunos e no que as imagens revelam. v 3ª momento – Mostre imagens com todos os planetas do sistema solar (em escala e tamanho) e a representação das órbitas em torno de sol. (pois isso vai servir de base para e etapa seguinte). v 4ª momento – Peça que os alunos elaborem perguntas e respostas sobre o sistema solar (essas perguntas serão utilizadas no jogo “Um giro pelo Sistema Solar”). v 5ª momento - Apresentar o jogo e regras estabelecidas; v 6º momento – Executar o jogo. |
INSTRUMENTO/RECURSOS | AVALIAÇÃO |
· Computador, Data Show, Slides coloridos com desenho e fotos · Vídeos, aparelho de TV e DVD, · Trilha Geográfica; confeccionada em TNT. · Papel, pincel, lápis de cor, emborrachado, figuras da internet, viés colorido, etc. · Um dado · Alunos. | · Desempenho do aluno nas respostas; · Participação e empenho na aula. |
Disciplinas envolvidas: Artes: na confecção do jogo; Português: Na elaboração das perguntas e Respostas; Ciências: nas pesquisas sobre o sistema solar |
REFERÊNCIAS: |
· ARCHELA, Rosely Sampaio – Ensino de Geografia: tecnologias digitais passo a passo/Rosely Sampaio Archela, Maria Del Carmen M. H. Calvente- Londrina: EDUEL, 2008. · Manual do professor: Ciências Natureza e Cotidiano - Criatividade Pesquisa Conhecimento. Coleção Natureza & cotidiano 5ª série 1ª ed. – São Paulo – 2006. · VALSENTINI, José William, 1950 – Geografia Critica: livro do professor/ José William Valsentini, Vânia Vlach. São Paulo Ática, 2004. · Revista Nova Escola. · Internet. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário