quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ATIVIDADE: Plano de aula

Foto: do Jogo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA 
CENTRO DE EDUCAÇÃO-CEDUC 
CURSO DE PEDAGOGIA
ACADÊMICA: MARIA JOSENIRA SILVA DOS SANTOS

PLANO DE AULA
DISCIPLINA
Série
Turma(s)
Ano Letivo
Geografia
6º ANO
AM
2010
TURNO
DATA
CRONOGRAMA
PROFESSORA
Matutino
20/09/2010
5 aulas
Maria Josenira

TEMA DA AULA
“Um Giro pelo Sistema Solar”

OBJETIVOS
CONTEÚDO

 v     Entender conceitos básicos de Astronomia, como: Rotação e Translação;
v     Identificar todos os planetas do Sistema Solar e o satélite da terra (lua).
v     Desenvolver pelo lado lúdico, diversas habilidades, como por exemplo:
v     O senso critico reflexivo; A interatividade e a cooperação, utilizando os conhecimentos adquiridos anteriormente.  
·         Sistema Solar
METODOLOGIA
v     1ª momento - Começar a aula fazendo uma sondagem dos conhecimentos prévios do aluno, sobre o assunto.
v      2ª momento - Apresentar slides, mostrando os diferentes astros, asteróides, meteoritos, cometas e planetas, do sistema solar e fazendo perguntas e comentários com base nas respostas dos alunos e no que as imagens revelam.
v      3ª momento – Mostre imagens com todos os planetas do sistema solar (em escala e tamanho) e a representação das órbitas em torno de sol. (pois isso vai servir de base para e etapa seguinte).
v      4ª momento – Peça que os alunos elaborem perguntas e respostas sobre o sistema solar (essas perguntas serão utilizadas no jogo “Um giro pelo Sistema Solar”).
v      5ª momento - Apresentar o jogo e regras estabelecidas;
v     6º momento – Executar o jogo.


INSTRUMENTO/RECURSOS
AVALIAÇÃO

·         Computador, Data Show, Slides coloridos com desenho e fotos em Power Point,
·         Vídeos, aparelho de TV e DVD,
·         Trilha Geográfica; confeccionada em TNT.
·         Papel, pincel, lápis de cor, emborrachado, figuras da internet, viés colorido, etc.
·         Um dado
·        Alunos.

·         Desempenho do aluno nas respostas;
·         Participação e empenho na aula.

Disciplinas envolvidas: Artes: na confecção do jogo; Português: Na elaboração das perguntas e Respostas; Ciências: nas pesquisas sobre o sistema solar

REFERÊNCIAS:
·         ARCHELA, Rosely Sampaio – Ensino de Geografia: tecnologias digitais passo a passo/Rosely Sampaio Archela, Maria Del Carmen M. H. Calvente- Londrina: EDUEL, 2008.

·         Manual do professor: Ciências Natureza e Cotidiano - Criatividade Pesquisa Conhecimento. Coleção Natureza & cotidiano 5ª série 1ª ed. – São Paulo – 2006.

·         VALSENTINI, José William, 1950 – Geografia Critica: livro do professor/ José William Valsentini, Vânia Vlach. São Paulo Ática, 2004.

·         Revista Nova Escola.

·         Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário